segunda-feira, 26 de novembro de 2012

TORTA DE BACALHAU E FIAMBRE


Ingredientes:1 cebola 3 dentes de alho 1 dl de azeite, 1 ramo de salsa 100 g de bacalhau 1 dl de molho bechamel de compra 4 colheres (sopa) de farinha 1 colher (chá) de fermento em pó 4 ovos, sal e pimenta q. b. 2 colheres (sopa) de manteiga 2 colheres(sopa) de pão ralado 150 g de fatias de fiambre 1 folha de louro 4 folhas de alface 
Preparação:
Refogue a cebola e dois dentes de alho picados no azeite. Transfira para um copo misturador e junte a salsa picada e o bacalhau previamente cozido e lascado. Triture bem e misture o molho bechamel , a farinha e o fermento.
 Envolva as gemas batidas e, por fim, as claras em castelo firme. Tempere com sal e pimenta. Forre um tabuleiro com papel vegetal. Unte-o com metade da manteiga e polvilhe com o pão ralado.

 Verta o preparado de bacalhau e asse a 200 graus por 25 minutos. Disponha uma folha de papel vegetal sobre um pano esticado e unte-a com a restante manteiga. Desenforme a massa e cubra com as fatias de fiambre. Enrole e deixe repousar, por 20 minutos.

 Entretanto, ferva 1 dl da água do bacalhau com o restante alho esmagado, o louro e o tomate aos pedaços. Tempere com sal e retire o louro. Triture com a varinha-mágica e passe por um passador. Sirva a torta com as folhas de alface e o molho de tomate.Como devem ver eu saltei esta parte.
Receita da outra cozinha.

5 comentários:

  1. Esta torta é muito bonita, salgada mas certamente uma maravilha.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Que bela torta esta! Deve de ser uma maravilha! Gostei da sugestão!
    Beijinhos doces.

    ResponderEliminar
  3. rs vim voar aqui no seu cantinho pq achei o nome tão sugestivo...
    Adoro doce e o da postagem anterior está uma tentação!
    Amei conhecer os gatinhos, muito fofos.

    Abração.

    ResponderEliminar
  4. Olá,
    Que torta com tão bom aspeto.
    Já sou sua seguidora...kiss
    Susy :)
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  5. Uma boa sugestão e deve estar uma maravilha.
    bjs

    ResponderEliminar